sexta-feira, 10 de maio de 2013

Portuvoz chega ao Brasil



No ano de 2013 a cidade de Montevidéu é distinguida, novamente, como a Capital Ibero Americana da Cultura. Nesse contexto e com o apoio da Associação para o Desenvolvimento da Indústria Musical em Ibero América - ADIMI, surge o Primeiro Festival “Chegando a Montevidéu: Musicas de Ibero America”.

Entre os dias 13 e 16 de maio, músicos do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Republica Dominicana e Venezuela, bem como o Uruguai, se apresentarão por diversas salas de Montevidéu.

Criada no ano de 2007, a ADIMI reúne um grupo pioneiro de profissionais comprometidos com a indústria da musica local.

Salón de Conferencias de la Sala Zitarrosa pronta la Rueda de Prensa que inaugura el 
Primer Festival de Música Iberoamericana "Llegando a Montevideo"

Portuvoz não poderia se sentir mais identificada com essa grande expressão musical que se dissolve entre nossas fronteiras, trazendo o que há de mais contemporâneo desta cultura_ a qual ainda nos atrevemos a chamar de Ibérica_ infestada, no entanto, agora por mitos, historia, povos e tradições.

Portuvoz/Uruguay é um programa de radio dedicado à difusão da cultura dos países de língua portuguesa, onde o Brasil pode ser considerado seu principal inspirador e motor. Pretendemos aproximar os uruguaios a essa cultura e seus protagonistas, fugindo, no entanto, dos clichês  mediáticos que inundam os meios de comunicação de massa.

O chamado de Ibero America ao solo da prata retumba na espinha dorsal de Portuvoz, já que o objetivo maior é o de promover a coesão de fronteiras, que para nós já se tornaram invisíveis. Não se podem conceber barreiras que impeçam ouvir o som de nossa mesma raiz (África, Península Ibérica e America), por isso Por tu Voz.

Chegar ao Brasil é recriar a façanha de sermos, nós mesmos_ povo_ os conquistadores do nosso próprio império. Em caminho inverso, por meio deste programa, pretendemos incluir o Brasil no contexto cultural hispano-americano, estendendo o conceito de potencia a um âmbito mais amplo que os já conhecidos econômico e geográfico. Brasil é solo fértil para a fusão de culturas, isso é Portuvoz.

Texto: Natalia Bruzzone e Hortensia Fonticoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário